Olá pessoal, vim compartilhar uma novidade com vocês, na verdade, uma grande conquista minha. No dia 11 desse mês (sábado), ganhei em 1° lugar no II Concurso Literário da AELE (Academia Escadense de Letras), que intitula "A cidadania vista pela lente da memória". O objetivo desse concurso era registrar através de fotografias as fachadas dos antigos prédios e casas da cidade, a organização do concurso disponibilizou uma lista com o nome e localização dos prédios, teve uma caminhada organizada pelo concurso que passaria por todos os lugares que estavam nessa lista inclusive, como não pude ir para a caminhada, fui com meu namorado um dia antes. Entre todos os prédios e casas me apaixonei por um deles, que foi a Casa Grande do engenho Sapucagi, achei a casa belíssima e resolvi escrever sobre ela, poderia fazer uma crônica, poesia ou cordel, então, produzi um cordel. No meu cordel falei um pouco sobre o meu contato com a casa (já que é proibida a entrada), felizmente ainda consegui andar pelos jardins, falei também sobre sua história, onde envolve o período do Brasil Colonial, os grandes donos de engenho, escravatura, etc e também sobre sua belíssima arquitetura.
Os meus prêmios foram, um tablet, uma medalha (os três primeiros lugares receberam), um certificado (todos os participantes receberam) entregue por Teresinha Melo, sem esquecer do meu cordel de volta com observações, sugestões e elogios de Sevatil Siqueira, que será publicado no blog da Academia de Letras.
Tiveram outros participantes, porém, não compareceram. Nós mandamos nossas produções para o email da AELE, recebemos um email de confirmação e dias depois recebemos outro email, informando que deveríamos ir para a cede provisoria da AELE para recebermos os certificados e saber quem foram os três primeiros colocados.
Além de todos os prêmios, todos os parabéns que recebi, todas as palavras de carinho e alegria dos meus amigos, professores, namorado e familiares, acima de tudo, agradeço a Deus por essa conquista, estou extremamente feliz, ralei muito em busca de informações sobre a Casa grande, porque ela tem informações muito limitadas ainda, e também a sua entrada é proibida, o que é uma pena, porque amaria conhece-la melhor, estressei muito meu namorado com isso também, (risos), ele sempre me acompanhava e apoiava em absolutamente tudo, também agradeço a minha mãe, que sempre me apoia e incentiva em todas as escolhas que faço, agradeço a minha irmã também, amo vocês três. Um agradecimento especial para minhas professoras, Suelene Severo e Sheila Figueiroa, são duas professoras espetaculares, que acima de professoras são amigas, conselheiras, que buscam o melhor para seus alunos sempre, o apoio de vocês também foi essencial, vocês são do tipo de professoras que os alunos costumam nunca mais esquecer, agradeço também a toda família da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins, em especial minha turma que é o 3° Logística, agradeço as professoras, Lourdes e Rosilda Araújo, também a coordenadora geral do colégio, Elda, que compareceram na premiação, agradeço também a todos os organizadores do Concurso, é um grande incentivo para os jovens conhecerem melhor a literatura, agradeço a todos da AELE que foram super simpáticos, foi um grande prestigio estar entre pessoas inteligentíssimas, o meu muito obrigado. Sem esquecer de dar os meus parabéns para Iarah Dias pelo segundo lugar, Alison Ferreira pelo terceiro lugar e a todos os participantes, que fizeram produções muito bonitas.
(Academia Escadense de Letras / Tobias Barreto - Ordem do Mérito Maior / Honra ao mérito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário